- 284540200
- Rua José Maria da Graça Affreixo, Serpa
Bibliotecas do Agrupamento de Escolas nº2 de Serpa
Biblioteca Mira Fernandes e Biblioteca da EB1 VNSB
Biblioteca Mira Fernandes e Biblioteca da EB1 VNSB
Consciência fonológica e habilidades fonémicas. Alfabeto e grafemas| Aula 1
Compreensão da Leitura| Aula 2
Género. Consciência fonémica| Aula 3
Género. Consciência fonémica. Interculturalidade| Aula 4
Flexão do nome em Género e número| Aula 5
Ortografia. Planificação de textos| Aula 6
Compreender, Organizar e Planificar um Texto| Aula 7
Textos da Tradição Oral| Aula 8
Compreender e interpretar rótulos. Texto instrucional: a receita| Aula 9
Texto poético: “Fala bicho”, de Violeta Figueiredo. Sinónimos e antónimos| Aula 10
“A girafa que comia estrelas” (1)| Aula 11
“A girafa que comia estrelas” (2)| Aula 12
Pontuar: sinais e regras| Aula 13
Acentos gráficos e regras de ortografia| Aula 14
Determinantes: artigos definidos e indefinidos| Aula 15
O lápis mágico de Malala| Aula 17
Escrever: carta e correio eletrónico. O texto informativo| Aula 18
Escrever e interpretar: o texto informativo| Aula 19
O Caracol que queria ser polícia. Acróstico| Aula 21
Texto dialogal. Classe de palavras: o verbo| Aula 22
Classe e subclasse de palavras. Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles| Aula 23
Classificar as palavras quanto ao número de sílabas.| Aula 24
Os ovos misteriosos, de Luísa Ducla Soares. Consciência fonológica. O campo lexical| Aula 25
O Inverno, de Eugénio de Andrade. O aviso. Pontuação| Aula 26
O Grufalão, de Julia Donaldson| Aula 27
A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec. O texto narrativo| Aula 28
A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, Luisa Ducla Soares. A Biblioteca Escolar| Aula 29
Compreensão e interpretação de textos orais e escritos| Aula 30
Sentido das palavras em diferentes áreas| Aula 32
O Sapo Apaixonado, de Max Velthuijs. Pronomes pessoais.| Aula 33
O som das cores, de Paula Teixeira| Aula 35
Interpretação e compreensão: a notícia – Notícias falsas (fake news)| Aula 36
A interjeição. Texto não literário: o protocolo experimental| Aula 37
Estranhões e Bizarrocos, de José Eduardo Agualusa| Aula 38
Escrita de texto narrativo com recurso à tabela de estórias| Aula 39
O príncipe com orelhas de burro, de Adolfo Coelho. Consciência fonológica| Aula 40
“O elefante cor-de-rosa”, de Luísa Dacosta| Aula 41
Exercícios de ortografia e de compreensão de texto| Aula 42
Compreensão e interpretação de As mãos não são para bater, de Martine Agassi| Aula 43
A escrita criativa. O crocodilo que não gostava de água, de Gemma Merino| Aula 46
Família de palavras. Ortografia| Aula 47
Contos populares portugueses: “Raposinha Gaiteira”, versão de Adolfo Coelho| Aula 48
A Língua Portuguesa pelo Mundo| Aula 49
Os animais escritores, de Alice Cardoso| Aula 50
Compreensão de Turista especial, de António Torrado. Exercícios gramaticais| Aula 53
Conto tradicional guineense: “O menino e o crocodilo”| Aula 54
“Os amores de Uirapuru, o pássaro vermelho”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada| Aula 56
O texto informativo: compreensão e escrita| Aula 57
A Declaração dos Direitos Humanos e a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989)| Aula 58
Texto não literário: a Declaração Universal dos Direitos das Crianças (1959)| Aula 59
Escrita criativa: caligramas e acrósticos| Aula 60
Texto não literário: o horário. Leitura de Unine, conto tradicional de Santo Antão| Aula 61
Força africana: o sol desapareceu. Será que foi roubado?, de Paula Cardoso| Aula 62
Escrita de um texto narrativo: visita à sala de aula| Aula 63