Guião da Visita de Estudo Virtual a Mérida

Bem-vindos a Mérida, conhecida como Augusta Emérita no Império Romano, e uma das cidades que, na atualidade, melhor conserva o legado dos romanos em toda a Península Ibérica.

Ao longo da nossa viagem, passaremos por nove pontos de interesse, assinalados no mapa acima:

1 – Ponte romana de Mérida

2 – Alcáçova Árabe

3 – Casa del Mitreo

4 – Teatro romano de Mérida

5 – Anfiteatro

6 – Circo Romano de Mérida

7 – Templo de Diana

8 – Arco de Trajano

9 – Aqueduto de los Milagros

Terminaremos com um décimo ponto, o Museu Nacional de Arte Romana.

No final da viagem, haverá um pequeno questionário sobre os diversos monumentos. Cada um deles será apresentado em vista aérea em 3d, com recurso ao Google Earth, seguida de imagens em 360º com recurso ao Street View do Google Maps. Os textos de apoio e imagens apresentadas estão sob a forma de hiperligações para o Turismo de Mérida, a fim de garantir a fiabilidade da informação e o respeito pelo Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos. Sem mais demoras, iniciemos a nossa viagem!

Comecemos com uma vista aérea tridimensional de tudo o que vamos conhecer: clicando aqui vamos ser transportados até ao Google Earth, onde nos aguarda um percurso que nos vai levar aos vários locais a visitar. Depois de carregar no link, cliquem em “apresentar” para conhecer cada um dos locais. Carregando nas setas do cursor para a esquerda e direita poderemos avançar ou recuar de um monumento para outro.

Vista em 3D dos locais a visitar – Google Earth

1 – Ponte romana de Mérida

A Ponte Romana de Mérida, atravessando o rio Guadiana, permanece ainda hoje num excelente estado de conservação, sendo utilizada como travessia pedonal e onde ocorrem frequentemente provas de atletismo.

2 – Alcáçova Árabe

Sim, pelo nome é fácil adivinhar que esta não é uma construção do Império Romano, mas muito posterior, pois foi construída no século IX, em plena ocupação árabe. É, no entanto, a mais antiga fortificação árabe de toda a Península Ibérica.

3 – Casa del Mitreo

Esta casa romana era precisamente isso: uma casa de habitação, bastante luxuosa, da qual se conservam vários mosaicos em muito bom estado de conservação.

4 – Teatro romano de Mérida

O Teatro, o Anfiteatro e o Circo serão sem dúvida as construções romanas de Mérida mais conhecidas, seja pelo seu imponente tamanho, seja pelo seu bom estado de conservação. O Teatro é, presentemente, utilizado com regularidade nos meses de Verão para representações de teatro ou concertos ao ar livre.

5 – Anfiteatro

O anfiteatro de Mérida foi uma movimentada arena de gladiadores durante o império romano. Mais recentemente, foi considerado para a filmagem de algumas cenas da célebre série televisiva Game of Thrones, mas acabou por ser substituído pela praça de touros de Sevilha.

6 – Circo Romano de Mérida

A corrida de quadrigas do épico Ben-Hur é uma das mais célebres cenas de história da sétima arte, e foi aqui filmada. O imponente recinto servia de palco a corridas de bigas e quadrigas, com cada volta completa ao recinto medindo aproximadamente 800 metros.

7 – Templo de Diana

Será o templo romano mais bem conservado da Península Ibérica, bastando para isso comparar o seu estado de conservação com o seu homónimo português, em Évora.

8 – Arco de Trajano

O nome do arco é enganador, pois nada faz crer que Trajano tenha tido algo a ver com a sua construção. Inclusivamente, sabe-se também que este arco, assumido durante muito tempo como um arco de triunfo, não o é.

9 – Aqueduto de los Milagros

Os aquedutos romanos foram uma das inovações arquitetónicas mais relevantes que o Império introduziu nos territórios para onde se expandiu, refletindo a preocupação com os serviços públicos, como abastecimento de água, que os romanos tinham.

10 – Museu Nacional de Arte Romana

Conservam-se aqui muitos dos achados arqueológicos de Mérida, sejam eles obras de arte, utensílios domésticos, peças ornamentais, joias e moedas.

Informação em Espanhol – Turismo de Mérida

Terminamos a nossa viagem com mais uma sugestão, em especial para os alunos de Espanhol, antes de passar ao questionário: consultem os seguintes artigos na versão espanhola da Wikipédia, pois estão bastante completos e atualizados:

Mérida – em Wikipedia.es

Terminada a visita, basta responder ao formulário, seguindo as instruções dadas pelo professor. Fica aqui também disponível em formato copiável e editável, ao que se pode aceder clicando na imagem seguinte ou lendo o QR Code:

Formulário de Avaliação