Repositório de ferramentas educativas

Ferramentas para elaboração de questionários:

O Microsoft Forms faz parte das ferramentas do Office 365 e é um criador de questionários, com a possibilidade de atribuir a cada questão cotações e contar o total de respostas certas. Os dados podem ser exportados para o Microsoft Excel.

O Socrative é uma aplicação simples de elaboração de questionários (preparação de testes, quizzes, etc.) que pode ser usada em sala de aula para receber feedback em tempo real da aprendizagem do aluno.

O Kahoot! é é uma plataforma de aprendizagem baseada em jogos, os “Kahoots”, que são testes de escolha múltipla que permitem a geração de utilizadores e podem ser acedidos através de um navegador da Web, como o Chrome.

O Quizizz é uma plataforma que permite produzir questionários através da formulação de itens de seleção, e permite a recolha de informação e o feedback necessário ao aperfeiçoamento do processo de aprendizagem enquanto este decorre.

O Quizlet é uma ferramenta de construção de questionários que se destaca por permitir o uso de flashcards digitais, que podem ser criados por nós ou descarregados através da aplicação, onde são partilhados os conteúdos criados por outros utilizadores.

Projeto-Piloto "Milage Aprender+" | ERTE

Desenvolvida pela Universidade do Algarve a app MILAGE Aprender+ para dispositivos móveis, permite aos alunos acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula. Esta app é uma ferramenta de apoio aos alunos na resolução autónoma de fichas de exercícios.

Ferramentas para criação de apresentações:

O Mentimeter permite criar apresentações interativas em regime presencial ou em linha, usando slides de perguntas, quiz, word clouds, perguntas e respostas (Q&A) e outros recursos para obter respostas em tempo real.

O que é Padlet e como utilizar. Leia no Infopedagógica

O Padlet é uma ferramenta que permite criar quadros virtuais para organizar rotinas de trabalho, de estudo ou de projetos pessoais. Possui diversos modelos de quadros para criar cronogramas, que podem ser partilhados com outros utilizadores e que permite visualizar as tarefas em equipas de trabalho.

O Genially permite a elaboração de apresentações em linha. Contrariamente às apresentações de diapositivos, as apresentações do Genially podem ser interativas, navegando-se na apresentação clicando em ligações semelhantes às de um site na Internet.

O Prezi é um criador de apresentações em linha. Toda a apresentação fica contida numa espécie de roda e é através de movimento e uso de zoom que os diferentes diapositivos vão sento apresentados.

O Canva é uma plataforma de design gráfico que permite aos utilizadores criar apresentações, infográficos, cartazes, panfletos, entre outros. Possui um repositório de conteúdos de uso livre e permite a partilha das criações entre utilizadores.

O Visme , tal como o Canva, permite a criação de cartazes e publicações com aspeto profissional. Também conta com ferramentas de edição de infográficos e mesmo de pequenos vídeos.

O Jamboard, da Google, é um quadro branco interativo, no qual se usa o rato do computador em vez da caneta no quadro. É possível partilhar o quadro através de um link, de forma a que todos os alunos numa sala de aula possam escrever no quadro para resolver um exercício, por exemplo.

Ferramentas de gamificação do ensino:

O Hypatiamat é um projeto de gamificação do ensino da Matemática dirigido aos alunos do 1º ciclo. Inclui atividades de aprendizagem e de treino, mas também campeonatos de jogos matemáticos entre os alunos, que competem uns com os outros pela pontuação mais elevada.

O Educaplay é um portal para criar atividades educativas online, como sopas de letras, palavras cruzadas, completar textos, diálogos, ditados, relacionar, entre outros, contando com um vasto repositório de atividades criadas por outros utilizadores.

O Flippity permite a criação rápida de flashcards, quizzes, jogos de tabuleiro, bingos, sopas de letras, palavras cruzadas, entre outros. Inclui também a possibilidade de criar torneios e certificados para os vencedores.

O Wordwall é uma ferramenta de elaboração de jogos de palavras, como sopas de letras, palavras cruzadas, correspondência de palavras, ordenamento de palavras em frases, entre outros.

No site Purpose Games encontram-se milhares de jogos educativos feitos por utilizadores de todo o mundo. É também possível criar os nossos próprios jogos educativos.

Ferramentas de criação e edição de vídeo:

O Clipchamp é um editor e conversor de vídeos em linha, muito fácil de usar, com um enorme acervo de imagens e sons de uso livre que podemos adicionar às nossas criações. Será o sucessor espiritual do velhinho Movie Maker da Microsoft, fácil de usar mas com bons resultados.

O Openshot é um editor de vídeo em linha, que permite resultados mais profissionais que o Clipchamp, mas a sua versatilidade faz com que não seja tão fácil de usar como este por utilizadores menos experientes. Ideal para que quer uma ferramenta semi-profissional gratuita.

Education Center | Polar Bears International

O Flip (anteriormente conhecido como Flipgrid) é uma plataforma de aprendizagem social que permite aos educadores fazer uma pergunta por meio de um vídeo ou gravação de voz, e os alunos podem responder também numa gravação, ou escrever comentários em vídeos criados por professores ou alunos.

O Voki permite a criação fácil e rápida de avatares, aos quais se dará voz através da gravação da nossa voz pelo microfone. Pode ser usado para criar vídeos dirigidos aos mais pequenos, ou para que os alunos criem apresentações de trabalhos em vídeo.

O Edpuzzle é uma ferramenta para tornar qualquer vídeo num material interativo, ao qual se pode adicionar narração ou questões, seja um vídeo próprio ou retirado de uma plataforma como o Youtube.

Create stop motion animation videos in the cloud with this new Chromebook  Perk

O Cloud Stop Motion é uma ferramenta em linha para criar vídeos de animação Stop Motion, gratuito para fins educativos. Permite a exportação para formato .MP4 e contém uma extensa biblioteca de audio e imagens de uso gratuito.

Outras ferramentas educativas:

O Plickers é uma ferramenta peculiar: permite criar questionários para fazer em contexto de sala de aula, aos quais os alunos respondem levantando um cartão, que é visto pela câmara do telemóvel do professor, dando em tempo real os resultados às questões postas à turma.

O Tricider é uma ferramenta para brainstorming, que permite a discussão das ideias geradas e a criação de votações em tempo real.

O Storyboard That permite a criação de storyboards, podendo até ser usado para a produção de pequenos cartoons. As contas gratuitas permitem a criação de dois storyboards por semana, públicos e partilhados com todos os utilizadores da plataforma.

Kumospace | Facebook

O Kumospace é uma ferramenta de chat e videoconferência que aloja os participantes num espaço virtual, um metaverso, no qual podem ver-se e interagir virtualmente. Os espaços podem ser decorados com diversos elementos, tornando-se acolhedores aos convidados.