6º ano Educação Visual

Educação Artística - 5.º ao 9.º anos - "Tecidos Dançantes": descobrir diferentes possibilidades de movimentação do corpo com um objeto
Estudo em Casa

Com rolos e rolinhos… decorar/recuperar objetos com papel de jornal| Aula 1

Criar e pintar com guardanapos| Aula 2

Com arte e com Musgami| Aula 3

Com restos e restinhos… Belos trabalhinhos!| Aula 4

Materiais riscadores e técnicas de expressão – Imaginar e pintar| Aula 5

Geometria – Ilusão ótica| Aula 6

Pasta de Modelar| Aula 7

Fio de Sisal| Aula 8

Construir com sólidos geométricos| Aula 9

A geometria da linha na construção de um papagaio de papel| Aula 10

Música sem fronteiras: viagem com o charango| Aula 11

Vamos construir uma canção?| Aula 12

De Ouvidos postos no mundo| Aula 13

Era uma?vez um?adufe| Aula 14

Percussão, notação e diversão| Aula 15

Polirritmia| Aula 16

A dança enquanto arte social| Aula 17

A dança e a cultura| Aula 18

O corpo e a voz| Aula 19

Objetos e transformações| Aula 20

Personagens| Aula 21

Entradas e saídas em cena: criação do espaço imaginário| Aula 22

Ações do quotidiano: capacidade de improvisação inspirada no quotidiano| Aula 23

A expressão das mãos: consciência das mãos como elemento comunicante| Aula 24

A luz e o lençol: sombra projetada| Aula 25

Construção de personagem (1)| Aula 26

Tapeçaria de Portalegre: uma obra de arte tecida com obras de arte| Aula 27

Ilustrando O limpa-palavras e outros poemas| Aula 28

Tocar ritmos com o corpo| Aula 29

A dança escuta e a música observa| Aula 30

A dança clássica| Aula 31

Dança moderna e contemporânea| Aula 32

E se este pano fosse música? Fontes sonoras não convencionais| Aula 33

Canção sem palavras: trio de jazz português.| Aula 34

Vamos acompanhar esta canção: melodia, ritmo e harmonia.| Aula 35

“E se eu fosse…uma partitura?”: Notação musical| Aula 36

“Tecidos Dançantes”: descobrir diferentes possibilidades de movimentação do corpo com um objeto| Aula 37

A arquitetura e a dança: transformar a figura humana| Aula 38

Um clarinete, mil sonoridades: viagem pelos géneros musicais| Aula 39

Diálogos com o clarinete| Aula 40

“Metamorfose”: Diferentes possibilidades de movimentação do Corpo| Aula 41

“Fricção e Textura”: Modificação de qualidades do movimento| Aula 42

Construção de personagem (2)| Aula 43

Construção de personagem?(3)| Aula 44

Celebrar a diferença com uma escultura que dança| Aula 45

“Criação da minha árvore de sonho”: módulo/padrão| Aula 46

Trabalho sobre o texto teatral| Aula 47

O caminho do ator: do texto à representação| Aula 48

Dar música aos poetas portugueses| Aula 49

“Viagem no tempo através da música”: do mundo antigo aos trovadores| Aula 50

“Viagem no tempo através da música”: do renascimento ao período barroco| Aula 51

O livro a quatro mãos| Aula 52

O caminho do ator: ensaio geral| Aula 53

À conversa com um cenógrafo| Aula 54

“O mito do cisne”: universos coreográficos| Aula 55

“Criar uma paisagem imaginária”: Possibilidades de movimento| Aula 56

“Dançar com música e com silêncio”: descobrir diferentes possibilidades de movimentação do corpo| Aula 57

“Improvisação na Dança”: descobrir diferentes possibilidades de movimentação do corpo| Aula 58

O caminho do ator: estreia.| Aula 59

“Obras de arte dançada”: Descobrir diferentes possibilidades de movimentação do corpo.| Aula 60

“Ritmos eletrónicos e movimento”: descobrir diferentes possibilidades de movimentação do corpo| Aula 61

Música brasileira: instrumentos e géneros tradicionais| Aula 62

E se eu fosse: transformação no contexto do real e do imaginário| Aula 63

Perspetivas e extensões corporais: descobrir diferentes possibilidades de movimentação do corpo| Aula 64