2º ano Português

Português - 2.º ano - O Sapo Apaixonado, de Max Velthuijs. Pronomes pessoais.
Estudo em Casa

Consciência fonológica e habilidades fonémicas. Alfabeto e grafemas| Aula 1

Compreensão da Leitura| Aula 2

Género. Consciência fonémica| Aula 3

Género. Consciência fonémica. Interculturalidade| Aula 4

Flexão do nome em Género e número| Aula 5

Ortografia. Planificação de textos| Aula 6

Compreender, Organizar e Planificar um Texto| Aula 7

Textos da Tradição Oral| Aula 8

Compreender e interpretar rótulos. Texto instrucional: a receita| Aula 9

Texto poético: “Fala bicho”, de Violeta Figueiredo. Sinónimos e antónimos| Aula 10

“A girafa que comia estrelas” (1)| Aula 11

“A girafa que comia estrelas” (2)| Aula 12

Pontuar: sinais e regras| Aula 13

Acentos gráficos e regras de ortografia| Aula 14

Determinantes: artigos definidos e indefinidos| Aula 15

Onomatopeias| Aula 16

O lápis mágico de Malala| Aula 17

Escrever: carta e correio eletrónico. O texto informativo| Aula 18

Escrever e interpretar: o texto informativo| Aula 19

A banda desenhada| Aula 20

O Caracol que queria ser polícia. Acróstico| Aula 21

Texto dialogal. Classe de palavras: o verbo| Aula 22

Classe e subclasse de palavras. Ou Isto ou Aquilo, de Cecília Meireles| Aula 23

Classificar as palavras quanto ao número de sílabas.| Aula 24

Os ovos misteriosos, de Luísa Ducla Soares. Consciência fonológica. O campo lexical| Aula 25

O Inverno, de Eugénio de Andrade. O aviso. Pontuação| Aula 26

O Grufalão, de Julia Donaldson| Aula 27

A que sabe a Lua?, de Michael Grejniec. O texto narrativo| Aula 28

A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas, Luisa Ducla Soares. A Biblioteca Escolar| Aula 29

Compreensão e interpretação de textos orais e escritos| Aula 30

O cartaz. O nome| Aula 31

Sentido das palavras em diferentes áreas| Aula 32

O Sapo Apaixonado, de Max Velthuijs. Pronomes pessoais.| Aula 33

O poema “Joaninha”, de Sidónio Muralha. Classificar as palavras quanto ao número de sílabas.| Aula 34

O som das cores, de Paula Teixeira| Aula 35

Interpretação e compreensão: a notícia – Notícias falsas (fake news)| Aula 36

A interjeição. Texto não literário: o protocolo experimental| Aula 37

Estranhões e Bizarrocos, de José Eduardo Agualusa| Aula 38

Escrita de texto narrativo com recurso à tabela de estórias| Aula 39

O príncipe com orelhas de burro, de Adolfo Coelho. Consciência fonológica| Aula 40

“O elefante cor-de-rosa”, de Luísa Dacosta| Aula 41

Exercícios de ortografia e de compreensão de texto| Aula 42

Compreensão e interpretação de As mãos não são para bater, de Martine Agassi| Aula 43

Leitura e compreensão de A Menina do Mar, de Sofia de Mello Breyner Andresen. Exercícios de ortografia| Aula 44

Leitura e compreensão de “Século XXVII, cidade de Alcochete”, de Luísa Ducla Soares. Sinais gráficos| Aula 45

A escrita criativa. O crocodilo que não gostava de água, de Gemma Merino| Aula 46

Família de palavras. Ortografia| Aula 47

Contos populares portugueses: “Raposinha Gaiteira”, versão de Adolfo Coelho| Aula 48

A Língua Portuguesa pelo Mundo| Aula 49

Os animais escritores, de Alice Cardoso| Aula 50

Texto informativo: compreensão. Texto não literário: o calendário. Texto não literário: o calendário| Aula 51

Compreensão de Gonçalo e a bicharada, de António Torrado. Texto não literário: programação televisiva| Aula 52

Compreensão de Turista especial, de António Torrado. Exercícios gramaticais| Aula 53

Conto tradicional guineense: “O menino e o crocodilo”| Aula 54

A lenda de Timor| Aula 55

“Os amores de Uirapuru, o pássaro vermelho”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada| Aula 56

O texto informativo: compreensão e escrita| Aula 57

A Declaração dos Direitos Humanos e a Convenção sobre os Direitos da Criança (1989)| Aula 58

Texto não literário: a Declaração Universal dos Direitos das Crianças (1959)| Aula 59

Escrita criativa: caligramas e acrósticos| Aula 60

Texto não literário: o horário. Leitura de Unine, conto tradicional de Santo Antão| Aula 61

Força africana: o sol desapareceu. Será que foi roubado?, de Paula Cardoso| Aula 62

Escrita de um texto narrativo: visita à sala de aula| Aula 63

Escrita criativa: propostas| Aula 64

O Alfabeto sem Juízo, de Luísa Ducla Soares| Aula 65